Pular para o conteúdo principal

Controle de Qualidade: Sensitometria

A resposta de materiais fotográficos aos raios X tornou-se uma das medidas mais importantes no radiodiagnóstico por influenciar diretamente na qualidade das imagens produzidas e também na dose de radiação recebida pelo paciente. 

Tradicionalmente pode-se realizar dois testes: sensitometria: tempo escalonado e sensitometria de intensidade escalonada, este último bem documentado no artigo em que Porta e Krauspenhar descrevem um "Sensitômetro de raios X para avaliação de combinações tela-filme utilizadas em radiologia diagnóstica", publicado na Revista Brasileira de Física Médica em 2009 e disponível gratuitamente neste link.

Comentários

  1. Olá Paulo!

    Parabéns pelo POST e indicação do artigo.
    Gostaria de acrescentar um método simples que pode ser utilizado utilizando a intensidade do pixel, quando calibrado o sistema. Com a era digital a análise através do densitômetro acredito que torne-se obsoleta e nem sempre há esse equipamento disponível nos hospitais pelo Brasil.

    Um trabalho simples elaborado no HC de Ribeirão Preto e apresentado na JPR em 2010 na seção de física-controles de qualidade, TEMAS LIVRES, PD.17.001 http://www.spr.org.br/jpr2010_trabalhos/ possa ser útil e reproduzido nas instituições.

    Abraços e mais uma vez parabéns,
    Tadeu Kubo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.