Pular para o conteúdo principal

Protocolos de exame

Uma das grandes dificuldades no diagnóstico por imagens é que raramente se consegue uma padronização de técnicas, isso é, cada serviço cria seus próprios métodos de aquisição de imagens considerando as necessidades da instituição e os equipamentos disponíveis.

Para exemplificar, temos uma lista de protocolos disponíveis na lista abaixo:
  1. Protocolos de ressonância magnética e tomografia computadorizada
  2. Magnetic Resonance - Technology Information Portal

Postagens mais visitadas deste blog

Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Aulas de física de Ressonância Magnética - Prof. Nonato Reis

O destaque de hoje são duas aulas de física da ressonância magnética do prof. Nonato Reis. Para assistir mais aulas, visite o cana Físicafácilassimno Youtube.