Pular para o conteúdo principal

Artigo - Ressonância magnética funcional na determinação da lateralização da área cerebral da linguagem

O artigo "Ressonância magnética funcional na determinação da lateralização da área cerebral da linguagem", de Murilo S. Meneses, discute o uso clínico de ressonância magnética funcional em pacientes com epilepsia do lobo temporal para encontrar o melhor paradigma de ativação na avaliação das funções de linguagem e memória, visando a substituição do teste de Wada. Para aqueles que estão estudando protocolos e técnicas de ressonância magnética, o texto traz também detalhes sobre os protocolos utilizados na aquisição das imagens.

Publicado na Arq Neuropsiquiatr em 2004, o arquivo com o texto na íntegra está disponível para download neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigidapublicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021.

As vagas:

Biomedicina (2 vagas)Assistência Cardiorrespiratória (InCor)Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru)Enfermagem (41 vagas)Farmácia (29 vagas) Física/Física Médica (6 vagas)Radioterapia - 4 - InRad e ICESPDiagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP Fisioterapia (13 vagas) Fonoaudiologia (26 vagas) Medicina Veterinária (23 vagas) Nutrição (15 vagas) Odontologia (22 vagas) Psicologia (14 vagas) Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas) Serviço Social (11 vagas) Terapeuta Ocupacional (11 vagas)

Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notíciaou ainda a página com o Edital

O que é o decibel (dB)?

o nível de intensidade sonora é expresso em decibels, grandeza muito comum nos estudos sobre a física dos equipamentos de ultrassonografia. O vídeo do professor Douglas Gomes traz uma excelente explicação sobre o assunto.