Pular para o conteúdo principal

Aplicativo inédito oferece abordagem prática e racional sobre o uso dos meios de contraste nos exames de imagem


Por Sandro Fenelon



Médicos e demais profissionais da Saúde contam com a ajuda de um aplicativo simples e prático para a escolha do meio de contraste mais adequado em exames de imagem. 

 Disponível nos sistemas iOS (Apple) e Android (Google) e nas versões em português e inglês, o aplicativo Meios de Contraste: FSN vs. NIC, é o primeiro e único nesse segmento da área médica. O objetivo da ferramenta é promover o uso racional e mais seguro dos meios de contrastes em exames radiológicos de pacientes com disfunção renal, baseado no cálculo da taxa de filtração glomerular (TFG). Isso porque escolher o exame correto para cada paciente é um desafio diário e devem ser pesados os riscos e benefícios de cada opção (contraste iodado x gadolínio). 


 O app inclui diversas calculadoras da TFG em um único aplicativo e integra um texto de apoio à decisão clínica, com dados sobre FSN e NIC para as respectivas subclasses de meios de contraste, de forma convenientemente centralizada e resumida bem como apresenta as estimativas de risco, baseadas em evidências e sugestões de protocolo a seguir para um dado valor da TFG. Isso facilita a tomada de decisões para os pacientes com função renal alterada, fornecendo uma única referência para ambos os meios de contraste (RM e TC), o que é uma caraterística única entre os aplicativos deste segmento. 


 Idealizado pelos médicos radiologistas Sandro Fenelon (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP) e Frederico F. de Souza (Universidade do Mississipi, EUA), tem por objetivo oferecer uma ferramenta prática para análise dos possíveis riscos de Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC). A ideia de se criar o aplicativo surgiu pelo fato de não existirem informações centralizadas e resumidas sobre o tema, que fossem acessíveis em tempo real, em um único local. 

  •  Indicado como um dos melhores aplicativos de 2017 pela tradicional revista norte-americana “Diagnostic Imaging”. 
  •  Semifinalista dos concursos 2016 e 2017 realizados pelo principal portal de Radiologia dos Estados Unidos (Best Radiology Mobile App - Minnie Award by AuntMinnie.com). 
  •  Uma revisão do aplicativo ganhou destaque na revista científica oficial e peer-reviewed da Sociedade de Informática em Imaginologia Médica (SIIM), dos Estados Unidos. 


 Conheça mais sobre o aplicativo em: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.