Pular para o conteúdo principal

Professores de Odontologia (UFJF/UFMG) Lançam Atlas de Interpretação Radiográfica Intrabucal (Acesso Livre)




O "Atlas de Interpretação Radiográfica Intrabucal" é um recurso eletrônico e didático essencial, publicado em 2024 pela Editora UFJF. A obra é fruto da colaboração dos autores e organizadores Francielle Silvestre Verner, Priscila Dias Peyneau, Maurício Augusto Aquino de Castro e Rafael Binato Junqueira, com o objetivo central de auxiliar estudantes de graduação e profissionais formados na correta interpretação das imagens radiográficas intrabucais, que são ferramentas imprescindíveis para o diagnóstico e plano de tratamento em Odontologia.

O formato de atlas foi escolhido para oferecer uma visualização dinâmica e atraente, apresentando informações precisas e essenciais. O livro cumpre a proposta de contribuir para a formação acadêmica e profissional, enaltecendo a importância da Radiologia Odontológica como alicerce para as demandas que surgem na vida profissional.

O conteúdo abrange de forma abrangente os aspectos fundamentais e patológicos da área, incluindo:

  • Anatomia Radiográfica de dentes, estruturas de suporte, maxila e mandíbula.
  • Aspectos Radiográficos dos Materiais Odontológicos, detalhando desde restaurações metálicas e estéticas até retentores intrarradiculares, implantes e aparatos ortodônticos.
  • Extensa cobertura de Anomalias Dentárias de Desenvolvimento, como alterações de número (dentes supranumerários e agenesia), tamanho (microdontia, macrodontia), forma (fusão, geminação, dilaceração) e erupção (dentes inclusos, anquilose).
  • Alterações Adquiridas nas estruturas dentárias (como lesões cariosas, erosão, fraturas e reabsorções radiculares).
  • Alterações Periodontais (incluindo perda óssea horizontal e vertical, e fatores de irritação local).
  • Alterações Periapicais e Condições Endodônticas Associadas (como lesão osteolítica inflamatória e osteíte esclerosante periapical).

Além do conteúdo patológico, o atlas dedica capítulos importantes a aspectos práticos, como a Avaliação Radiográfica de Terceiros Molares, diversos Métodos de Localização Radiográfica (como Clark, Miller-Winter e Le Master), e a identificação e correção de Erros Técnicos comuns em radiografias intrabucais.

O livro foi publicado sob a licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0 Deed e está disponível gratuitamente neste link.

Fontes:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). Professores de Odontologia da UFJF-GV lançam e-book. Notícias UFJF, 28 nov. 2024. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2024/11/28/professores-de-odontologia-da-ufjf-gv-lancam-e-book/. Acesso em: 04/12/2025.


VERNER, Francielle Silvestre et al. Atlas de interpretação radiográfica intrabucal [recurso eletrônico]. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2024. ISBN: 978-85-93128-77-6. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16i_iJEDo0YplxR7e2YfqNNmKuLJ26pdr/view. Acesso em: 04/12/2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

[Artigo] Os fundamentos da luz laser

O artigo "Os Fundamentos da Luz Laser", de Vanderlei Bagnato, aborda os princípios básicos do laser, começando com uma introdução aos conceitos fundamentais da óptica e da estrutura atômica até a compreensão do porquê de ela ser um dos instrumentos de maior aplicabilidade na área da saúde.  Caso prefira, o arquivo pode ser baixado na íntegra neste link .

[Vídeo] Fases do contraste venoso na tomografia computadorizada

Neste vídeo, o professor Jezreel  aborda as diferentes fases do contraste venoso na tomografia computadorizada (TC). Explica as fases pré-contraste, arterial, portal, pancreática, nefrográfica e escritora, destacando a importância de cada uma para a detecção de anomalias, tumores e outras condições.  Ele detalha como o contraste é injetado e como isso afeta a visualização dos órgãos, além de discutir casos práticos que ilustram a aplicação dessas fases na identificação de patologias, como cálculos urinários e tumores hepáticos.