Pular para o conteúdo principal

Softwares


Aplicativos Android
(ordem alfabética)
  • "Imagem da Semana" é um aplicativo em forma de Quiz desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG  para servir como plataforma de ensino interativa aberta ao público. Periodicamente é apresentado um caso clínico online, associado a uma imagem, e de uma questão para teste de conhecimentos. A resposta correta dá acesso à discussão do caso.

  • "Isotope Browserdesenvolvido pela Nuclear Data Section da Agência Internacional de Energia Atômica para dispositivos móveis com sistema Android  e traz informações sobre mais de 4.000 nuclídeos e isômeros, que são selecionados a partir da tabela periódica ou filtradas a partir de informações de meia-vida, modo de decaimento, tipo de radiação e energia.Este App pode ser baixado diretamente da Play Store buscando por "Isotope Browser".

  • "Nuclear Medicine Calculator", desenvolvido pela Biodose, traz em sua lista de recursos uma série de cálculos de decaimento e outros protocolos utilizados em Medicina Nuclear. 
  • "RAnatomy: CT" oferece uma interface dinâmica e interativa para visualização da anatomia humana através de imagens seccionais de tomografia computadorizada (TC), em tradução livre da descrição do aplicativo.

Processamento e gerenciamento de imagens / DICOM / PACS 
(ordem alfabética)

  • AMIDE   (Amide's a Medical Imaging Data Examiner) -  é um visualizador de imagens desenvolvido nos moldes de código aberto que pode ser executado em Linux, Windows ou qualquer sistema operacional que execute GTK+.  No blog TutorFree você encontra mais detalhes sobre instalação e outras características do software. 
  • ClearCanvas integra basicamente um módulo PACS, um módulo RIS e um visualizador de imagens. Sua versão paga obteve recentemente autorização da FDA para uso clínico. Chama atenção a "Community Edition", uma versão gratuita de código aberto voltada para pesquisa e uso acadêmico
  • DCM4CHE O software dcm4che é uma coletânea de aplicações livres para a área de healthcare. Por ser desenvolvido em Java, esse programa se tornou multiplataforma e oferece desempenho e portabilidade, sem deixar de lado recursos avançados. 
  • DICOM Viewer 2.0 - Desenvolvido pela Rubo Medical, é um dos mais completos visualizadores do mercado. É capaz de acessar arquivos de qualquer modalidade (raios X, angiografia, ultrassom, Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e Medicina Nuclear), além de ser compatível com compressões (lossless and lossy Jpeg, Jpeg200, RLE) e várias profundidades de cor.
  • Dicompyler - em tradução livre, dicompyler é uma plataforma open source para pesquisa em radioterapia baseado no padrão DICOM. Ele também funciona como um visualizador multi-plataforma de DICOM RT.
  • DicoRView  - um visualizador de DicomRT
  • Eviewbox  - é um aplicativo desenvolvido em Java que permite visualizar diversos tipos de imagem, incluindo formatos DICOM. 
  • Image J - software de processamento desenvolvido pelo NIH (National Institute of Health).
  • InVesalius tecnologia Brasileira - O InVesalius importa dados de tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética em formato DICOM e permite ao usuário visualizar imagens em duas e três dimensões, segmentar objetos de interesse, aplicar técnicas de extração de contorno e interpolação e exportar dados em formato STL, OBJ e VRML. A segunda versão do programa oferece recursos para navegação pelas estruturas anatômicas do paciente e uma ferramenta de relatórios, que permite exportar as imagens do programa para um programa de edição de texto. Estes recursos são de extrema utilidade no planejamento e documentação de procedimentos cirúrgicos. Para baixar gratuitamente as versões do software livre InVesalius (disponível para Windows e GNU Linux) e arquivos de teste no formato DICOM, cadastre-se na Comunidade InVesalius no Portal do Software Público Brasileiro: http://www.softwarepublico.gov.br/ (Informações transcritas da Página do projeto).
  • RadiAnt Segundo o site idoimaging.com, RadiAnt é um visualizador DICOM com grande potencial por seu desempenho e capacidade de trabalhar com grandes imagens em 32 ou 64-bit. Desenvolvido pela Medixant, uma  empresa fundada recentemente na Polônia, o programa traz ainda um recurso que outros visualizadores costumam não oferecer: instalações auto-executáveis para CDs/DVDs de exames.
Medicina Nuclear 

  • Nucleolab  - software para elaboração de cálculos de medicina nuclear eradiofarmácia, com o objetivo de facilitá-los, reduzindo erros e melhorando a eficiência e precisão. O banco de dados associado ao programa também fornece ummeio de geração de relatórios e armazenamento os resultados dos cálculos. Entre outros, pode-se calcular a atividade de doses pediátricas, atividade / volume, decaimento radioativo e gerador de 99Mo/99mTc. (Retirado de MedNuclear.net)
  • Radiolab  - software desenvolvido para hospitais e institutos que preparamradiofármacos. Consiste em um aplicativo de banco de dadosmuito fácil de usarpara gravação, armazenamento e gerenciamento de praticamente toda a informação gerada pela atividade de radiofarmácias hospitalares, proporcionando assim uma rastreabilidade completa e imediata de todos os preparativos, controlesfarmacêutivos, dispensação, bem como uma grande ajuda na gestão de relatórios, pedidos, estoque e de resíduos radioativos  (Retirado de MedNuclear.net)
Reconstrução tomográfica

  • LearnCT foi desenvolvido a partir de projetos de pesquisa em reconstrução de imagens. É uma ferramenta simples para ajudar a desenvolver conhecimento intuitivo sobre reconstrução de imagens tomográficas.  Ele possui, além do arquivo pacote .jar um conjunto de projeções que podem ser utilizadas para estudar a reconstrução de imagens. O software e manuais podem ser baixados em sua página oficial.
  • CTSim simula a transmissão de raios-X através de phantoms (objetos simuladores) e reconstrói imagens utilizando uma série de algoritmos. Possui também uma série de funções de processamento e  análise de imagens.  
    Software (Linux e Windows), código-fonte, manuais e outras informações estão disponíveis na página do projeto: http://ctsim.org/ 



Radioterapia / Dosimetria

Postagens mais visitadas deste blog

Elsevier abre inscrições para a 2ª Olimpíada de Anatomia

Competição estimula o estudo da anatomia entre estudantes de todo o Brasil
A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de conteúdo acadêmico e científico do mundo, abriu as inscrições da 2ª Olimpíada de Anatomia Elsevier, cujo objetivo é estimular o aprendizado e a troca de conhecimentos nos cursos de saúde. A editora possui um vasto catálogo no segmento, com obras essenciais utilizadas em todo o mundo, como a marca Netter (Netter Atlas de Anatomia HumanaNetterAnatomia Clínica, Netter Anatomia para Colorir) e Gray’s (Grays Anatomia Clínica para Estudante e Grays Anatomia Básica), cujos conteúdos foram utilizados para a criação das questões da competição A 2ª Olimpíada de Anatomia Clínica é totalmente online, com provas de múltipla escolha nas quais serão levados em consideração o número de acertos e o tempo de realização.
Podem participar da competição os estudantes matriculados em um dos cursos das áreas da saúde. Ao se candidatar, o estudante pode ainda indicar um professor e e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Webinar gratuito para radiologistas aborda a necessidade de suporte tecnológico para uma melhor rotina de procedimentos na área

Patrocinado pela Elsevier e apresentado pelo Prof. Dr. Renato Sabbatini, aborda sistemas de alta qualidade para imagenologia médica, anatomia patológica e acesso à informação científica
 O dia a dia de um serviço de telemedicina diagnóstica envolve dezenas de decisões que compõe o laudo final para os exames recebidos. Esses documentos necessitam de um ótimo suporte tecnológico para agilizar as decisões, resolver os ocasionais casos difíceis ou em dúvida, obter apoio da literatura para decisões baseadas em evidência; aumentar a segurança dos diagnósticos e os riscos jurídicos de erros. Modernos sistemas de auxilio ao diagnóstico já estão disponíveis online e podem ser integrados aos softwares de telemedicina, inclusive PACS para telerradiologia. No webinar que acontece dia 17 de agosto às 17h, o Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, um dos pioneiros das tecnologias de telemedicina e sistemas de apoio à decisão médica no Brasil e na América Latina, apresenta sua experiência com sistemas d…