Pular para o conteúdo principal

Apps e softwares


Aplicativos Android
(ordem alfabética)
  • "Imagem da Semana" é um aplicativo em forma de Quiz desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG  para servir como plataforma de ensino interativa aberta ao público. Periodicamente é apresentado um caso clínico online, associado a uma imagem, e de uma questão para teste de conhecimentos. A resposta correta dá acesso à discussão do caso.
  • "Isotope Browserdesenvolvido pela Nuclear Data Section da Agência Internacional de Energia Atômica para dispositivos móveis com sistema Android  e traz informações sobre mais de 4.000 nuclídeos e isômeros, que são selecionados a partir da tabela periódica ou filtradas a partir de informações de meia-vida, modo de decaimento, tipo de radiação e energia.Este App pode ser baixado diretamente da Play Store buscando por "Isotope Browser".

  • "Nuclear Medicine Calculator", desenvolvido pela Biodose, traz em sua lista de recursos uma série de cálculos de decaimento e outros protocolos utilizados em Medicina Nuclear. 
  • "RAnatomy: CT" oferece uma interface dinâmica e interativa para visualização da anatomia humana através de imagens seccionais de tomografia computadorizada (TC), em tradução livre da descrição do aplicativo.
  • "Simulador RX Cimas" é um aplicativo que facilita o cálculo dos parâmetros de kV e mAs nas técnicas radiográficas. Desenvolvido pelo Instituto Cimas. 

Dosimetria e monitoração de dose
(ordem alfabética)
  • Fetaldose.org foi desenvolvida a partir de simulação Monte Carlo e permite estimar a dose fetal em exames de tomografia computadorizada tendo como entrada apenas algumas informações do protocolo de exame da paciente.


Processamento, visualização e gerenciamento de imagens / DICOM / PACS 
(ordem alfabética)

  • AMIDE   (Amide's a Medical Imaging Data Examiner) -  é um visualizador de imagens desenvolvido nos moldes de código aberto que pode ser executado em Linux, Windows ou qualquer sistema operacional que execute GTK+.  No blog TutorFree você encontra mais detalhes sobre instalação e outras características do software. 
  • ClearCanvas integra basicamente um módulo PACS, um módulo RIS e um visualizador de imagens. Sua versão paga obteve recentemente autorização da FDA para uso clínico. Chama atenção a "Community Edition", uma versão gratuita de código aberto voltada para pesquisa e uso acadêmico
  • DCM4CHE O software dcm4che é uma coletânea de aplicações livres para a área de healthcare. Por ser desenvolvido em Java, esse programa se tornou multiplataforma e oferece desempenho e portabilidade, sem deixar de lado recursos avançados. 
  • DICOM Viewer 2.0 - Desenvolvido pela Rubo Medical, é um dos mais completos visualizadores do mercado. É capaz de acessar arquivos de qualquer modalidade (raios X, angiografia, ultrassom, Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e Medicina Nuclear), além de ser compatível com compressões (lossless and lossy Jpeg, Jpeg200, RLE) e várias profundidades de cor.
  • Dicompyler - em tradução livre, dicompyler é uma plataforma open source para pesquisa em radioterapia baseado no padrão DICOM. Ele também funciona como um visualizador multi-plataforma de DICOM RT.
  • DicoRView  - um visualizador de DicomRT
  • Eviewbox  - é um aplicativo desenvolvido em Java que permite visualizar diversos tipos de imagem, incluindo formatos DICOM. 
  • Image J - software de processamento desenvolvido pelo NIH (National Institute of Health).
  • InVesalius tecnologia Brasileira - O InVesalius importa dados de tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética em formato DICOM e permite ao usuário visualizar imagens em duas e três dimensões, segmentar objetos de interesse, aplicar técnicas de extração de contorno e interpolação e exportar dados em formato STL, OBJ e VRML. A segunda versão do programa oferece recursos para navegação pelas estruturas anatômicas do paciente e uma ferramenta de relatórios, que permite exportar as imagens do programa para um programa de edição de texto. Estes recursos são de extrema utilidade no planejamento e documentação de procedimentos cirúrgicos. Para baixar gratuitamente as versões do software livre InVesalius (disponível para Windows e GNU Linux) e arquivos de teste no formato DICOM, cadastre-se na Comunidade InVesalius no Portal do Software Público Brasileiro: http://www.softwarepublico.gov.br/ (Informações transcritas da Página do projeto).
  • LEADTOOLS DICOM Viewer: este programa pode ser utilizado para visualizar, editar, anotar e salvar imagens. Está disponível para download diretamente na loja de aplicativos do Windows 10. 
  • RadiAnt Segundo o site idoimaging.com, RadiAnt é um visualizador DICOM com grande potencial por seu desempenho e capacidade de trabalhar com grandes imagens em 32 ou 64-bit. Desenvolvido pela Medixant, uma  empresa fundada recentemente na Polônia, o programa traz ainda um recurso que outros visualizadores costumam não oferecer: instalações auto-executáveis para CDs/DVDs de exames.
Medicina Nuclear 

  • Nucleolab  - software para elaboração de cálculos de medicina nuclear eradiofarmácia, com o objetivo de facilitá-los, reduzindo erros e melhorando a eficiência e precisão. O banco de dados associado ao programa também fornece ummeio de geração de relatórios e armazenamento os resultados dos cálculos. Entre outros, pode-se calcular a atividade de doses pediátricas, atividade / volume, decaimento radioativo e gerador de 99Mo/99mTc. (Retirado de MedNuclear.net)
  • Radiolab  - software desenvolvido para hospitais e institutos que preparamradiofármacos. Consiste em um aplicativo de banco de dadosmuito fácil de usarpara gravação, armazenamento e gerenciamento de praticamente toda a informação gerada pela atividade de radiofarmácias hospitalares, proporcionando assim uma rastreabilidade completa e imediata de todos os preparativos, controlesfarmacêutivos, dispensação, bem como uma grande ajuda na gestão de relatórios, pedidos, estoque e de resíduos radioativos  (Retirado de MedNuclear.net)
Reconstrução tomográfica

  • LearnCT foi desenvolvido a partir de projetos de pesquisa em reconstrução de imagens. É uma ferramenta simples para ajudar a desenvolver conhecimento intuitivo sobre reconstrução de imagens tomográficas.  Ele possui, além do arquivo pacote .jar um conjunto de projeções que podem ser utilizadas para estudar a reconstrução de imagens. O software e manuais podem ser baixados em sua página oficial.
  • CTSim simula a transmissão de raios-X através de phantoms (objetos simuladores) e reconstrói imagens utilizando uma série de algoritmos. Possui também uma série de funções de processamento e  análise de imagens.  
    Software (Linux e Windows), código-fonte, manuais e outras informações estão disponíveis na página do projeto: http://ctsim.org/ 



Radioterapia / Dosimetria

Comentários

  1. Olá, gostaria de contar com sua ajuda para divulgar nosso projeto (http://www.cti.gov.br/index.php/dt3d-programas/promed/invesalius.html). É um software-livre de imagens médicas desenvolvido integralmente por nosso Centro. É gratuito e disponível em vários idiomas inclusive o português. Se for possível, faca um post sobre ele no Blog e adicione à secao de softwares também. Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, muito obrigado pelo comentário. De fato eu me esqueci de incluir o InVesalius aqui. Aliás, parabéns a toda a equipe. Eu uso constantemente esse software em sala de aula, é sensacional!

    Eu postei sobre o projeto em 2011 (http://imagemmedica.blogspot.com.br/2011/02/programas-para-trabalhar-com-imagens.html) mas, pelo conheço do software, há muito o que falar a respeito dele. Caso queiram incluir algum post específico, é só me enviar.

    Toda sugestão é muito bem-vinda.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, esse software que você citou faz conversão de imagens no formato minc (.mnc) para jpeg? Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.