Pular para o conteúdo principal

Softwares


Aplicativos Android
(ordem alfabética)
  • "Imagem da Semana" é um aplicativo em forma de Quiz desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG  para servir como plataforma de ensino interativa aberta ao público. Periodicamente é apresentado um caso clínico online, associado a uma imagem, e de uma questão para teste de conhecimentos. A resposta correta dá acesso à discussão do caso.

  • "Isotope Browserdesenvolvido pela Nuclear Data Section da Agência Internacional de Energia Atômica para dispositivos móveis com sistema Android  e traz informações sobre mais de 4.000 nuclídeos e isômeros, que são selecionados a partir da tabela periódica ou filtradas a partir de informações de meia-vida, modo de decaimento, tipo de radiação e energia.Este App pode ser baixado diretamente da Play Store buscando por "Isotope Browser".

  • "Nuclear Medicine Calculator", desenvolvido pela Biodose, traz em sua lista de recursos uma série de cálculos de decaimento e outros protocolos utilizados em Medicina Nuclear. 
  • "RAnatomy: CT" oferece uma interface dinâmica e interativa para visualização da anatomia humana através de imagens seccionais de tomografia computadorizada (TC), em tradução livre da descrição do aplicativo.

Processamento e gerenciamento de imagens / DICOM / PACS 
(ordem alfabética)

  • AMIDE   (Amide's a Medical Imaging Data Examiner) -  é um visualizador de imagens desenvolvido nos moldes de código aberto que pode ser executado em Linux, Windows ou qualquer sistema operacional que execute GTK+.  No blog TutorFree você encontra mais detalhes sobre instalação e outras características do software. 
  • ClearCanvas integra basicamente um módulo PACS, um módulo RIS e um visualizador de imagens. Sua versão paga obteve recentemente autorização da FDA para uso clínico. Chama atenção a "Community Edition", uma versão gratuita de código aberto voltada para pesquisa e uso acadêmico
  • DCM4CHE O software dcm4che é uma coletânea de aplicações livres para a área de healthcare. Por ser desenvolvido em Java, esse programa se tornou multiplataforma e oferece desempenho e portabilidade, sem deixar de lado recursos avançados. 
  • DICOM Viewer 2.0 - Desenvolvido pela Rubo Medical, é um dos mais completos visualizadores do mercado. É capaz de acessar arquivos de qualquer modalidade (raios X, angiografia, ultrassom, Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e Medicina Nuclear), além de ser compatível com compressões (lossless and lossy Jpeg, Jpeg200, RLE) e várias profundidades de cor.
  • Dicompyler - em tradução livre, dicompyler é uma plataforma open source para pesquisa em radioterapia baseado no padrão DICOM. Ele também funciona como um visualizador multi-plataforma de DICOM RT.
  • DicoRView  - um visualizador de DicomRT
  • Eviewbox  - é um aplicativo desenvolvido em Java que permite visualizar diversos tipos de imagem, incluindo formatos DICOM. 
  • Image J - software de processamento desenvolvido pelo NIH (National Institute of Health).
  • InVesalius tecnologia Brasileira - O InVesalius importa dados de tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética em formato DICOM e permite ao usuário visualizar imagens em duas e três dimensões, segmentar objetos de interesse, aplicar técnicas de extração de contorno e interpolação e exportar dados em formato STL, OBJ e VRML. A segunda versão do programa oferece recursos para navegação pelas estruturas anatômicas do paciente e uma ferramenta de relatórios, que permite exportar as imagens do programa para um programa de edição de texto. Estes recursos são de extrema utilidade no planejamento e documentação de procedimentos cirúrgicos. Para baixar gratuitamente as versões do software livre InVesalius (disponível para Windows e GNU Linux) e arquivos de teste no formato DICOM, cadastre-se na Comunidade InVesalius no Portal do Software Público Brasileiro: http://www.softwarepublico.gov.br/ (Informações transcritas da Página do projeto).
  • RadiAnt Segundo o site idoimaging.com, RadiAnt é um visualizador DICOM com grande potencial por seu desempenho e capacidade de trabalhar com grandes imagens em 32 ou 64-bit. Desenvolvido pela Medixant, uma  empresa fundada recentemente na Polônia, o programa traz ainda um recurso que outros visualizadores costumam não oferecer: instalações auto-executáveis para CDs/DVDs de exames.
Medicina Nuclear 

  • Nucleolab  - software para elaboração de cálculos de medicina nuclear eradiofarmácia, com o objetivo de facilitá-los, reduzindo erros e melhorando a eficiência e precisão. O banco de dados associado ao programa também fornece ummeio de geração de relatórios e armazenamento os resultados dos cálculos. Entre outros, pode-se calcular a atividade de doses pediátricas, atividade / volume, decaimento radioativo e gerador de 99Mo/99mTc. (Retirado de MedNuclear.net)
  • Radiolab  - software desenvolvido para hospitais e institutos que preparamradiofármacos. Consiste em um aplicativo de banco de dadosmuito fácil de usarpara gravação, armazenamento e gerenciamento de praticamente toda a informação gerada pela atividade de radiofarmácias hospitalares, proporcionando assim uma rastreabilidade completa e imediata de todos os preparativos, controlesfarmacêutivos, dispensação, bem como uma grande ajuda na gestão de relatórios, pedidos, estoque e de resíduos radioativos  (Retirado de MedNuclear.net)
Reconstrução tomográfica

  • LearnCT foi desenvolvido a partir de projetos de pesquisa em reconstrução de imagens. É uma ferramenta simples para ajudar a desenvolver conhecimento intuitivo sobre reconstrução de imagens tomográficas.  Ele possui, além do arquivo pacote .jar um conjunto de projeções que podem ser utilizadas para estudar a reconstrução de imagens. O software e manuais podem ser baixados em sua página oficial.
  • CTSim simula a transmissão de raios-X através de phantoms (objetos simuladores) e reconstrói imagens utilizando uma série de algoritmos. Possui também uma série de funções de processamento e  análise de imagens.  
    Software (Linux e Windows), código-fonte, manuais e outras informações estão disponíveis na página do projeto: http://ctsim.org/ 



Radioterapia / Dosimetria

Postagens mais visitadas deste blog

Elsevier abre inscrições para a 2ª Olimpíada de Anatomia

Competição estimula o estudo da anatomia entre estudantes de todo o Brasil
A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de conteúdo acadêmico e científico do mundo, abriu as inscrições da 2ª Olimpíada de Anatomia Elsevier, cujo objetivo é estimular o aprendizado e a troca de conhecimentos nos cursos de saúde. A editora possui um vasto catálogo no segmento, com obras essenciais utilizadas em todo o mundo, como a marca Netter (Netter Atlas de Anatomia HumanaNetterAnatomia Clínica, Netter Anatomia para Colorir) e Gray’s (Grays Anatomia Clínica para Estudante e Grays Anatomia Básica), cujos conteúdos foram utilizados para a criação das questões da competição A 2ª Olimpíada de Anatomia Clínica é totalmente online, com provas de múltipla escolha nas quais serão levados em consideração o número de acertos e o tempo de realização.
Podem participar da competição os estudantes matriculados em um dos cursos das áreas da saúde. Ao se candidatar, o estudante pode ainda indicar um professor e e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Vídeo - Microlitíase testicular - Jezreel Correa da Costa