Pular para o conteúdo principal

Ultrassonografia

Ultrassom é uma das mais fantásticas técnicas de imagem disponíveis, tanto por sua simplicidade (som) quanto pela enorme quantidade de aplicações.

O vídeo abaixo ilustra o funcionamento deste instrumento:


Para saber mais sobre a física do ultra-som, recomendamos o artigo "Basic physics of ultrasound imaging", de  John E. Aldrich. Outro artigo interessante é "Simulação computacional de campos ultra-sônicos", de Francisco J. Arnold e Carlos A. Pelá.


Uma das vantagens (e desvantagens) da imagem de ultra-sonografia é que conforme a posição do transdutor ou a pressão que o médico aplica, a imagem é alterada, conforme ilustrado no vídeo abaixo:



Um dos modos de imagem mais utilizados é o modo Doppler que, como o nome sugere, utiliza-se do efeito Doppler para produzir uma imagem (ou som) de uma fonte que se movimenta no interior do corpo.



Há uma grande quantidade de Applets e animações disponíveis na internet para aprender um pouco mais sobre ultra-som.

  1.  Applet: explora a dispersão de som em diferentes materiais variando o número e a geometria de sensores, além da frequencia do som.
  2. Applet: explora as características de reflexão do som em diferentes interfaces e como as diferentes estruturas em diferentes posições alteram o sinal coletado (clique na figura e movimente o transdutor lateralmente para observar variações no sinal) link direto.
  3. Applet: apresenta ângulos de refração conforme são alteradas as propriedades dos meios por onde o feixe passa.
  4. Animação:  você sabe como o som é refletido considerando a superfície onde o som incide (clique na caixa de som para observar os pulsos).
Outros sites trazem também boas revisões sobre ondas, acústica e outros temas relacionados ao ultrassom

Postagens mais visitadas deste blog

Elsevier abre inscrições para a 2ª Olimpíada de Anatomia

Competição estimula o estudo da anatomia entre estudantes de todo o Brasil
A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de conteúdo acadêmico e científico do mundo, abriu as inscrições da 2ª Olimpíada de Anatomia Elsevier, cujo objetivo é estimular o aprendizado e a troca de conhecimentos nos cursos de saúde. A editora possui um vasto catálogo no segmento, com obras essenciais utilizadas em todo o mundo, como a marca Netter (Netter Atlas de Anatomia HumanaNetterAnatomia Clínica, Netter Anatomia para Colorir) e Gray’s (Grays Anatomia Clínica para Estudante e Grays Anatomia Básica), cujos conteúdos foram utilizados para a criação das questões da competição A 2ª Olimpíada de Anatomia Clínica é totalmente online, com provas de múltipla escolha nas quais serão levados em consideração o número de acertos e o tempo de realização.
Podem participar da competição os estudantes matriculados em um dos cursos das áreas da saúde. Ao se candidatar, o estudante pode ainda indicar um professor e e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Vídeo - Microlitíase testicular - Jezreel Correa da Costa