Pular para o conteúdo principal

Ultrassonografia

Ultrassom é uma das mais fantásticas técnicas de imagem disponíveis, tanto por sua simplicidade (som) quanto pela enorme quantidade de aplicações.

O vídeo abaixo ilustra o funcionamento deste instrumento:


Para saber mais sobre a física do ultra-som, recomendamos o artigo "Basic physics of ultrasound imaging", de  John E. Aldrich. Outro artigo interessante é "Simulação computacional de campos ultra-sônicos", de Francisco J. Arnold e Carlos A. Pelá.


Uma das vantagens (e desvantagens) da imagem de ultra-sonografia é que conforme a posição do transdutor ou a pressão que o médico aplica, a imagem é alterada, conforme ilustrado no vídeo abaixo:



Um dos modos de imagem mais utilizados é o modo Doppler que, como o nome sugere, utiliza-se do efeito Doppler para produzir uma imagem (ou som) de uma fonte que se movimenta no interior do corpo.



Há uma grande quantidade de Applets e animações disponíveis na internet para aprender um pouco mais sobre ultra-som.

  1.  Applet: explora a dispersão de som em diferentes materiais variando o número e a geometria de sensores, além da frequencia do som.
  2. Applet: explora as características de reflexão do som em diferentes interfaces e como as diferentes estruturas em diferentes posições alteram o sinal coletado (clique na figura e movimente o transdutor lateralmente para observar variações no sinal) link direto.
  3. Applet: apresenta ângulos de refração conforme são alteradas as propriedades dos meios por onde o feixe passa.
  4. Animação:  você sabe como o som é refletido considerando a superfície onde o som incide (clique na caixa de som para observar os pulsos).
Outros sites trazem também boas revisões sobre ondas, acústica e outros temas relacionados ao ultrassom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Vídeo - upgrade de um sistema de ressonância magnética

Este vídeo em timelapse mostra um upgrade do sistema Trio para um sistema Magneton de 3T, realizado no  Biomedical Imaging Center do Beckman Institute (Universidade de Illinois).




Serviços de upgrade costumam ser oferecidos pelos próprios fabricantes, como a Siemens (clique para ver mais informações sobre upgrade),  e incluem substituição dos sistemas de gradiente, unidades de processamento e sistemas eletrônicos.