Pular para o conteúdo principal

Ultrassonografia

Ultrassom é uma das mais fantásticas técnicas de imagem disponíveis, tanto por sua simplicidade (som) quanto pela enorme quantidade de aplicações.

O vídeo abaixo ilustra o funcionamento deste instrumento:


Para saber mais sobre a física do ultra-som, recomendamos o artigo "Basic physics of ultrasound imaging", de  John E. Aldrich. Outro artigo interessante é "Simulação computacional de campos ultra-sônicos", de Francisco J. Arnold e Carlos A. Pelá.


Uma das vantagens (e desvantagens) da imagem de ultra-sonografia é que conforme a posição do transdutor ou a pressão que o médico aplica, a imagem é alterada, conforme ilustrado no vídeo abaixo:



Um dos modos de imagem mais utilizados é o modo Doppler que, como o nome sugere, utiliza-se do efeito Doppler para produzir uma imagem (ou som) de uma fonte que se movimenta no interior do corpo.



Há uma grande quantidade de Applets e animações disponíveis na internet para aprender um pouco mais sobre ultra-som.

  1.  Applet: explora a dispersão de som em diferentes materiais variando o número e a geometria de sensores, além da frequencia do som.
  2. Applet: explora as características de reflexão do som em diferentes interfaces e como as diferentes estruturas em diferentes posições alteram o sinal coletado (clique na figura e movimente o transdutor lateralmente para observar variações no sinal) link direto.
  3. Applet: apresenta ângulos de refração conforme são alteradas as propriedades dos meios por onde o feixe passa.
  4. Animação:  você sabe como o som é refletido considerando a superfície onde o som incide (clique na caixa de som para observar os pulsos).
Outros sites trazem também boas revisões sobre ondas, acústica e outros temas relacionados ao ultrassom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.