Pular para o conteúdo principal

Produção de raios X

Em um tubo de raios X sabe-se que a "fonte" de elétrons nada mais é do que um filamento de tungstênio sobre o qual passa grande quantidade de corrente. Como resultado dessa passagem de corrente ocorre a produção de calor e este, por sua vez, ejeta elétrons do filamento, num processo conhecido como efeito termoiônico ou emissão termoiônica. Recentemente E.F. de Lima, M. Foschini e M. Magini propuseram uma nova abordagem experimental para explorar este efeito em um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física.


Para acelerar elétrons no interior do tubo de raios-X aplicamos alta tensão entre os terminais do filamento (cátodo) e do alvo (ânodo). Dependendo do tipo do gerador (forma de onda) e da tensão aplicada, o espectro de saída dos raios-X pode variar. No artigo publicado por Terini e colaboradores na revista Radiologia Brasileira, intitulado "A medição da grandeza practical peak voltage na prática radiológica", aspectos práticos da tensão do tubo são abordados.

Isso tudo pode ser resumido no vídeo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Vídeo - upgrade de um sistema de ressonância magnética

Este vídeo em timelapse mostra um upgrade do sistema Trio para um sistema Magneton de 3T, realizado no  Biomedical Imaging Center do Beckman Institute (Universidade de Illinois).




Serviços de upgrade costumam ser oferecidos pelos próprios fabricantes, como a Siemens (clique para ver mais informações sobre upgrade),  e incluem substituição dos sistemas de gradiente, unidades de processamento e sistemas eletrônicos.