Pular para o conteúdo principal

Produção de raios X

Em um tubo de raios X sabe-se que a "fonte" de elétrons nada mais é do que um filamento de tungstênio sobre o qual passa grande quantidade de corrente. Como resultado dessa passagem de corrente ocorre a produção de calor e este, por sua vez, ejeta elétrons do filamento, num processo conhecido como efeito termoiônico ou emissão termoiônica. Recentemente E.F. de Lima, M. Foschini e M. Magini propuseram uma nova abordagem experimental para explorar este efeito em um artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física.


Para acelerar elétrons no interior do tubo de raios-X aplicamos alta tensão entre os terminais do filamento (cátodo) e do alvo (ânodo). Dependendo do tipo do gerador (forma de onda) e da tensão aplicada, o espectro de saída dos raios-X pode variar. No artigo publicado por Terini e colaboradores na revista Radiologia Brasileira, intitulado "A medição da grandeza practical peak voltage na prática radiológica", aspectos práticos da tensão do tubo são abordados.

Isso tudo pode ser resumido no vídeo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigidapublicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021.

As vagas:

Biomedicina (2 vagas)Assistência Cardiorrespiratória (InCor)Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru)Enfermagem (41 vagas)Farmácia (29 vagas) Física/Física Médica (6 vagas)Radioterapia - 4 - InRad e ICESPDiagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP Fisioterapia (13 vagas) Fonoaudiologia (26 vagas) Medicina Veterinária (23 vagas) Nutrição (15 vagas) Odontologia (22 vagas) Psicologia (14 vagas) Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas) Serviço Social (11 vagas) Terapeuta Ocupacional (11 vagas)

Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notíciaou ainda a página com o Edital

O que é o decibel (dB)?

o nível de intensidade sonora é expresso em decibels, grandeza muito comum nos estudos sobre a física dos equipamentos de ultrassonografia. O vídeo do professor Douglas Gomes traz uma excelente explicação sobre o assunto.