Pular para o conteúdo principal

Radiologia odontológica é importante ferramenta para a solução dos mais diversos problemas bucais

Lançamento da Elsevier, a 5a edição do tradicional Radiologia Oral - Exercícios e Interpretação traz novos capítulos e mais de 600 imagens coloridas com cenário de casos clínicos, além de exemplos, perguntas e dicas

 De acordo com o Ministério da Saúde, metade dos brasileiros que tem entre 35 e 45 anos já perdeu ao menos 12 dentes. Atualmente, 80% dos idosos têm menos de 20 dentes na boca. O levantamento sobre a Saúde Bucal no Brasil foi realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). 

O conhecimento dos procedimentos em odontologia são muito importantes na formação de profissionais que podem colaborar com a mudança das condições da saúde bucal no Brasil. Dentre as especialidades está a radiologia odontológica, cujo livro Radiologia Oral - Exercícios e Interpretação é um tradicional meio de estudos, com seu formato único, que mistura atlas com perguntas e respostas. A Elsevier está lançando a 5a edição da obra, que traz novidades.

 Radiologia Oral 5a edição apresenta novos capítulos, tais como Princípios Básicos de Radiologia Odontológica, Controle de Infecção Radiológica, Detecção de Cáries e Radiografias Panorâmicas interproximais, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) e Imaginologia em Implantodontia. 

 Grande destaque da nova edição é a adição de imagens em cores. São mais de 600 imagens em cenário de casos clínicos, além de exemplos, perguntas e dicas. O livro também aborda os principais erros de interpretação, bem como os achados normais e anormais, tornando esta obra uma ferramenta fundamental nos estudos e uma referência clínica para o curso de Radiologia Oral. 

 “Trata-se de um Livro muito interessante, que traz uma dinâmica ótima para os estudantes e profissionais leitores, pois podem realizar uma leitura ativa, sempre sendo estimulado a pensar. Assim, com essa metodologia, objetiva o ensino de Radiologia Odontológica, desde a parte mais básica, até a interpretação radiográfica”, explica o revisor científico Plauto Christopher Aranha Watanabe, Prof. Dr. Associado Depto. DESCOL FORP/USP, Chefe da Seção de Radiologia e Radioproteção da FORP/USP e especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia – CROSP. 


 Este post não possui conflitos de interesse e a divulgação é feita de maneira gratuita para fins de informação dos leitores deste blog. Caso tenha interesse em divulgar seu material, entre em contato.

Postagens mais visitadas deste blog

Elsevier abre inscrições para a 2ª Olimpíada de Anatomia

Competição estimula o estudo da anatomia entre estudantes de todo o Brasil
A Elsevier, uma das mais conceituadas provedoras de conteúdo acadêmico e científico do mundo, abriu as inscrições da 2ª Olimpíada de Anatomia Elsevier, cujo objetivo é estimular o aprendizado e a troca de conhecimentos nos cursos de saúde. A editora possui um vasto catálogo no segmento, com obras essenciais utilizadas em todo o mundo, como a marca Netter (Netter Atlas de Anatomia HumanaNetterAnatomia Clínica, Netter Anatomia para Colorir) e Gray’s (Grays Anatomia Clínica para Estudante e Grays Anatomia Básica), cujos conteúdos foram utilizados para a criação das questões da competição A 2ª Olimpíada de Anatomia Clínica é totalmente online, com provas de múltipla escolha nas quais serão levados em consideração o número de acertos e o tempo de realização.
Podem participar da competição os estudantes matriculados em um dos cursos das áreas da saúde. Ao se candidatar, o estudante pode ainda indicar um professor e e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Webinar gratuito para radiologistas aborda a necessidade de suporte tecnológico para uma melhor rotina de procedimentos na área

Patrocinado pela Elsevier e apresentado pelo Prof. Dr. Renato Sabbatini, aborda sistemas de alta qualidade para imagenologia médica, anatomia patológica e acesso à informação científica
 O dia a dia de um serviço de telemedicina diagnóstica envolve dezenas de decisões que compõe o laudo final para os exames recebidos. Esses documentos necessitam de um ótimo suporte tecnológico para agilizar as decisões, resolver os ocasionais casos difíceis ou em dúvida, obter apoio da literatura para decisões baseadas em evidência; aumentar a segurança dos diagnósticos e os riscos jurídicos de erros. Modernos sistemas de auxilio ao diagnóstico já estão disponíveis online e podem ser integrados aos softwares de telemedicina, inclusive PACS para telerradiologia. No webinar que acontece dia 17 de agosto às 17h, o Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, um dos pioneiros das tecnologias de telemedicina e sistemas de apoio à decisão médica no Brasil e na América Latina, apresenta sua experiência com sistemas d…