Pular para o conteúdo principal

Radiologia odontológica é importante ferramenta para a solução dos mais diversos problemas bucais

Lançamento da Elsevier, a 5a edição do tradicional Radiologia Oral - Exercícios e Interpretação traz novos capítulos e mais de 600 imagens coloridas com cenário de casos clínicos, além de exemplos, perguntas e dicas

 De acordo com o Ministério da Saúde, metade dos brasileiros que tem entre 35 e 45 anos já perdeu ao menos 12 dentes. Atualmente, 80% dos idosos têm menos de 20 dentes na boca. O levantamento sobre a Saúde Bucal no Brasil foi realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). 

O conhecimento dos procedimentos em odontologia são muito importantes na formação de profissionais que podem colaborar com a mudança das condições da saúde bucal no Brasil. Dentre as especialidades está a radiologia odontológica, cujo livro Radiologia Oral - Exercícios e Interpretação é um tradicional meio de estudos, com seu formato único, que mistura atlas com perguntas e respostas. A Elsevier está lançando a 5a edição da obra, que traz novidades.

 Radiologia Oral 5a edição apresenta novos capítulos, tais como Princípios Básicos de Radiologia Odontológica, Controle de Infecção Radiológica, Detecção de Cáries e Radiografias Panorâmicas interproximais, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) e Imaginologia em Implantodontia. 

 Grande destaque da nova edição é a adição de imagens em cores. São mais de 600 imagens em cenário de casos clínicos, além de exemplos, perguntas e dicas. O livro também aborda os principais erros de interpretação, bem como os achados normais e anormais, tornando esta obra uma ferramenta fundamental nos estudos e uma referência clínica para o curso de Radiologia Oral. 

 “Trata-se de um Livro muito interessante, que traz uma dinâmica ótima para os estudantes e profissionais leitores, pois podem realizar uma leitura ativa, sempre sendo estimulado a pensar. Assim, com essa metodologia, objetiva o ensino de Radiologia Odontológica, desde a parte mais básica, até a interpretação radiográfica”, explica o revisor científico Plauto Christopher Aranha Watanabe, Prof. Dr. Associado Depto. DESCOL FORP/USP, Chefe da Seção de Radiologia e Radioproteção da FORP/USP e especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia – CROSP. 


 Este post não possui conflitos de interesse e a divulgação é feita de maneira gratuita para fins de informação dos leitores deste blog. Caso tenha interesse em divulgar seu material, entre em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.