Pular para o conteúdo principal

Câncer de mama é o número 1 em taxa de mortalidade em mulheres no mundo

A detecção precoce da doença ajuda a obter sucesso no tratamento e evitar o óbito


O câncer de mama é uma doença que se dá pela multiplicação de células anormais na mama, que geram o tumor. Por não apresentar sintomas em sua fase inicial, acaba dificultando a detecção precoce pelas mulheres. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que em 2018 a incidência de câncer de mama no Brasil será de 59 mil casos.



Para auxiliar residentes e profissionais que atuam na área da Radiologia e diagnóstico por imagem a colaborar com o diagnóstico precoce da doença, a Elsevier, em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), lança o livro CBR Mama, que abrange temas essenciais para o aprendizado e para a revisão do diagnóstico mamário por imagem. A obra expõe a relação entre os diversos métodos de radiografia para que o profissional possa identificar o mais adequado para cada situação clínica.



Escrito de maneira didática, o livro conta com diversas imagens de alta qualidade de mamografias, tomossínteses, mamografias com contraste, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, além de outros métodos como PET-CT e medicina nuclear. “São mais de 1500 imagens demonstrando todo o leque de apresentação das doenças mamárias, nos diferentes métodos”, conta Dra. Linei Urban, uma das autoras do livro.



A obra é baseada em evidências e tem enfoque na prática, com a intenção de que os conhecimentos sejam aplicados no exercício médico diário. Os autores e editores do livro “são profissionais extremamente respeitados e que se mostraram capazes de produzir um texto com alto rigor científico e de leitura agradável”, ressalta o Dr. Manoel de Souza Rocha, presidente do CBR.



Dra. Giselle Guedes, também autora, ressalta que o livro Mama da Série CBR “representa a prova de união e generosidade de muitos amigos da imagenologia mamária”, uma vez que a obra contou com a participação de mais de 80 especialistas de diferentes áreas médicas.



Dividido em três grandes partes, Dra. Linei Urban explica que “inicialmente há dados sobre os equipamentos e técnicas utilizadas na prática diária, seguidos pela descrição das principais doenças mamárias, tanto benignas quanto malignas, terminando com uma sessão de algoritmo de investigação e diagnóstico diferencial, que é uma inovação nesse tipo livro”, fato que torna a obra completa.



O CBR tem uma série de iniciativas para capacitação dos médicos radiologistas, como a realização de congressos e cursos presenciais, assumindo o compromisso de levar formas de aperfeiçoamento aos profissionais de todas as regiões do Brasil. “A série CBR se consolidou como a melhor fonte de conhecimento radiológico no mercado editorial brasileiro, atingindo um nível no mínimo igual ao de séries norte-americanas ou europeias” conclui Dr. Manoel Rocha.


Este post não possui conflitos de interesse e a divulgação é feita de maneira gratuita para fins de informação dos leitores deste blog. Caso tenha interesse em divulgar seu material, entre em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigidapublicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021.

As vagas:

Biomedicina (2 vagas)Assistência Cardiorrespiratória (InCor)Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru)Enfermagem (41 vagas)Farmácia (29 vagas) Física/Física Médica (6 vagas)Radioterapia - 4 - InRad e ICESPDiagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP Fisioterapia (13 vagas) Fonoaudiologia (26 vagas) Medicina Veterinária (23 vagas) Nutrição (15 vagas) Odontologia (22 vagas) Psicologia (14 vagas) Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas) Serviço Social (11 vagas) Terapeuta Ocupacional (11 vagas)

Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notíciaou ainda a página com o Edital

O que é o decibel (dB)?

o nível de intensidade sonora é expresso em decibels, grandeza muito comum nos estudos sobre a física dos equipamentos de ultrassonografia. O vídeo do professor Douglas Gomes traz uma excelente explicação sobre o assunto.