Pular para o conteúdo principal

Notícia: IA e Raios-X de Mãos Dadas: Kitware e NVIDIA Juntam-se para Revolucionar Imagens Médicas

 A empresa Kitware anunciou uma parceria empolgante com a NVIDIA para integrar modelos avançados de Inteligência Artificial (IA) em sua plataforma de análise de imagens médicas, chamada VolView. Acredita-se que o futuro da saúde será moldado pela forma como a tecnologia se integra perfeitamente no trabalho diário de médicos e pesquisadores.

O objetivo dessa colaboração é levar a IA de ponta para além dos laboratórios de pesquisa, incorporando-a diretamente nas rotinas clínicas. A Kitware está trabalhando para construir um ecossistema onde a inovação da IA médica possa prosperar, beneficiando pacientes, médicos e pesquisadores em todo o mundo através de plataformas abertas e colaboração.





O que é o VolView?

O VolView é uma plataforma de código aberto (gratuita e aberta para uso) da Kitware, desenvolvida para visualizar e analisar imagens médicas. Como um visualizador de radiologia baseado na web, o VolView oferece aos médicos a flexibilidade de executar renderizações volumétricas cinematográficas interativas e de alta qualidade em praticamente qualquer dispositivo.

Ao incorporar os modelos de IA da NVIDIA, chamados Clara, diretamente no VolView, a Kitware está mostrando como a IA pode ser usada em fluxos de trabalho semelhantes aos clínicos.

Essa integração, que será demonstrada na GTC DC 2025, inclui três modelos de IA com funções específicas:

  • Modelo Reason: Permite uma exploração interativa e sensível ao contexto dos exames de imagem, ajudando os médicos a navegar e entender o que estão vendo.
  • Modelo Segment: É capaz de segmentar órgãos e identificar estruturas anatômicas chave. Isso significa que a IA pode contornar automaticamente os órgãos, poupando tempo e aumentando a precisão.
  • Modelo Generate: Cria imagens sintéticas (ou seja, imagens geradas por computador que parecem reais) para apoiar a pesquisa e o treinamento de novos profissionais.

Este projeto, inicialmente um "conceito de prova", ilustra o potencial da integração da IA de ponta em plataformas abertas como o VolView. Ele oferece uma visão de um futuro onde clínicos e pesquisadores podem trabalhar de forma muito mais fluida com as imagens médicas, impulsionando a inovação e, o mais importante, melhorando os resultados para os pacientes.

Além disso, é possível começar a usar o VolView e os Modelos Abertos Clara através do link disponibilizado no GitHub.


Fonte: 

ENQUOBAHRIE, A; HOWE, A; ZARROUK, M; SCHMITT, S. Kitware Integrates NVIDIA Clara Open Models to Deliver Next-Generation Clinical AI Workflows. Kitware Blog, 28 out. 2025. Disponível em: https://www.kitware.com/kitware-integrates-nvidia-clara-open-models-to-deliver-next-generation-clinical-ai-workflows/. Acesso em: 24 nov. 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

[Artigo] Os fundamentos da luz laser

O artigo "Os Fundamentos da Luz Laser", de Vanderlei Bagnato, aborda os princípios básicos do laser, começando com uma introdução aos conceitos fundamentais da óptica e da estrutura atômica até a compreensão do porquê de ela ser um dos instrumentos de maior aplicabilidade na área da saúde.  Caso prefira, o arquivo pode ser baixado na íntegra neste link .

[Vídeo] Fases do contraste venoso na tomografia computadorizada

Neste vídeo, o professor Jezreel  aborda as diferentes fases do contraste venoso na tomografia computadorizada (TC). Explica as fases pré-contraste, arterial, portal, pancreática, nefrográfica e escritora, destacando a importância de cada uma para a detecção de anomalias, tumores e outras condições.  Ele detalha como o contraste é injetado e como isso afeta a visualização dos órgãos, além de discutir casos práticos que ilustram a aplicação dessas fases na identificação de patologias, como cálculos urinários e tumores hepáticos.