Pular para o conteúdo principal

[Vídeo] Por que o Reator de Fukushima Explodiu Mesmo Estando Desligado?

 Neste vídeo do canal Matematizei, o assunto é Fukushima — mas sem complicação. A ideia é explicar, de forma clara e acessível, o que realmente aconteceu em um dos maiores acidentes nucleares da história e por que nem mesmo um país altamente preparado conseguiu evitar o desastre.

O vídeo mostra que desligar um reator não significa que tudo para imediatamente e como uma sequência de decisões difíceis, somadas a falhas no gerenciamento do risco, acabou levando ao chamado station blackout. Também fica claro por que Fukushima foi bem diferente de Chernobyl: em vez de um evento súbito, foi um colapso lento, marcado por atrasos, incertezas e processos físicos extremos. Ao longo do caminho, você vai entender o papel do zircônio, a formação de hidrogênio e por que as explosões vistas na TV não foram nucleares, mas químicas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com 

[Artigo] Os fundamentos da luz laser

O artigo "Os Fundamentos da Luz Laser", de Vanderlei Bagnato, aborda os princípios básicos do laser, começando com uma introdução aos conceitos fundamentais da óptica e da estrutura atômica até a compreensão do porquê de ela ser um dos instrumentos de maior aplicabilidade na área da saúde.  Caso prefira, o arquivo pode ser baixado na íntegra neste link .

[Vídeo] O Algoritmo que Mudou o Mundo

 Neste vídeo Pedro Loos, do Canal Ciência Todo dia , apresenta os fundamentos da transformada de Fourier e como essa operação matemática é utilizada no dia a dia, inclusive no processamento de imagens médicas.