Pular para o conteúdo principal

Controle de Qualidade: Sensitometria

A resposta de materiais fotográficos aos raios X tornou-se uma das medidas mais importantes no radiodiagnóstico por influenciar diretamente na qualidade das imagens produzidas e também na dose de radiação recebida pelo paciente. 

Tradicionalmente pode-se realizar dois testes: sensitometria: tempo escalonado e sensitometria de intensidade escalonada, este último bem documentado no artigo em que Porta e Krauspenhar descrevem um "Sensitômetro de raios X para avaliação de combinações tela-filme utilizadas em radiologia diagnóstica", publicado na Revista Brasileira de Física Médica em 2009 e disponível gratuitamente neste link.

Comentários

  1. Olá Paulo!

    Parabéns pelo POST e indicação do artigo.
    Gostaria de acrescentar um método simples que pode ser utilizado utilizando a intensidade do pixel, quando calibrado o sistema. Com a era digital a análise através do densitômetro acredito que torne-se obsoleta e nem sempre há esse equipamento disponível nos hospitais pelo Brasil.

    Um trabalho simples elaborado no HC de Ribeirão Preto e apresentado na JPR em 2010 na seção de física-controles de qualidade, TEMAS LIVRES, PD.17.001 http://www.spr.org.br/jpr2010_trabalhos/ possa ser útil e reproduzido nas instituições.

    Abraços e mais uma vez parabéns,
    Tadeu Kubo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigidapublicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021.

As vagas:

Biomedicina (2 vagas)Assistência Cardiorrespiratória (InCor)Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru)Enfermagem (41 vagas)Farmácia (29 vagas) Física/Física Médica (6 vagas)Radioterapia - 4 - InRad e ICESPDiagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP Fisioterapia (13 vagas) Fonoaudiologia (26 vagas) Medicina Veterinária (23 vagas) Nutrição (15 vagas) Odontologia (22 vagas) Psicologia (14 vagas) Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas) Serviço Social (11 vagas) Terapeuta Ocupacional (11 vagas)

Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notíciaou ainda a página com o Edital

O que é o decibel (dB)?

o nível de intensidade sonora é expresso em decibels, grandeza muito comum nos estudos sobre a física dos equipamentos de ultrassonografia. O vídeo do professor Douglas Gomes traz uma excelente explicação sobre o assunto.