Algumas instrumentações de imagem muitas vezes requerem algum conhecimento de física nuclear. Este livro produzido pela African Virtual University pode ser um bom começo:
A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr. O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao ou ainda na plataforma issuu.com
O artigo "Os Fundamentos da Luz Laser", de Vanderlei Bagnato, aborda os princípios básicos do laser, começando com uma introdução aos conceitos fundamentais da óptica e da estrutura atômica até a compreensão do porquê de ela ser um dos instrumentos de maior aplicabilidade na área da saúde. Caso prefira, o arquivo pode ser baixado na íntegra neste link .
Neste vídeo Pedro Loos, do Canal Ciência Todo dia , apresenta os fundamentos da transformada de Fourier e como essa operação matemática é utilizada no dia a dia, inclusive no processamento de imagens médicas.
Comentários
Postar um comentário