Pular para o conteúdo principal

Radioproteção e Dosimetria

Sabemos que uma porção significativa das exposições à radiação que sofremos ao longo da vida são de natureza diagnostica ou terapêutica. Do pondo de vista de radioproteção dizemos que tais exposições são justificadas, isso é, temos um bom motivo para sofrer aquela exposição. Além de indivíduos do público, trabalhadores de serviços que utilizam radiação ionizante são ocupacionalmente expostos e necessitam de atenção especial.


A portaria 453/98 da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos documentos mais importantes em se tratando de radioproteção em radiodiagnóstico. Ela pode ser acessada diretamente no site da agência.


Para conhecer um pouco mais sobre radioproteção e dosimetria, há bons materiais na rede:




Caso você já tenha uma boa base teórica, os materiais abaixo coletam algumas informações interessantes sobre o assunto em diferentes situações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Divulgação de imagem em odontologia.

Este vídeo foi produzido por estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sobre a divulgação de imagens em odontologia.

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.