Pular para o conteúdo principal

Radioproteção e Dosimetria

Sabemos que uma porção significativa das exposições à radiação que sofremos ao longo da vida são de natureza diagnostica ou terapêutica. Do pondo de vista de radioproteção dizemos que tais exposições são justificadas, isso é, temos um bom motivo para sofrer aquela exposição. Além de indivíduos do público, trabalhadores de serviços que utilizam radiação ionizante são ocupacionalmente expostos e necessitam de atenção especial.


A portaria 453/98 da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos documentos mais importantes em se tratando de radioproteção em radiodiagnóstico. Ela pode ser acessada diretamente no site da agência.


Para conhecer um pouco mais sobre radioproteção e dosimetria, há bons materiais na rede:




Caso você já tenha uma boa base teórica, os materiais abaixo coletam algumas informações interessantes sobre o assunto em diferentes situações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com