Pular para o conteúdo principal

Radioproteção e Dosimetria

Sabemos que uma porção significativa das exposições à radiação que sofremos ao longo da vida são de natureza diagnostica ou terapêutica. Do pondo de vista de radioproteção dizemos que tais exposições são justificadas, isso é, temos um bom motivo para sofrer aquela exposição. Além de indivíduos do público, trabalhadores de serviços que utilizam radiação ionizante são ocupacionalmente expostos e necessitam de atenção especial.


A portaria 453/98 da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos documentos mais importantes em se tratando de radioproteção em radiodiagnóstico. Ela pode ser acessada diretamente no site da agência.


Para conhecer um pouco mais sobre radioproteção e dosimetria, há bons materiais na rede:




Caso você já tenha uma boa base teórica, os materiais abaixo coletam algumas informações interessantes sobre o assunto em diferentes situações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[vídeo] Como a Radiação Mata?

 Esse vídeo do canal Ciência Todo Dia apresenta de maneira muito clara os conceitos da interação da radiação com o tecido biológico e seus efeitos. 

[Video] Colonoscopia Virtual

Vídeo do canal do   Bruno Hochhegger  sobre colonoscopia virtual usando tomografia computadorizada.

[Webinar] Dia 01/04/2021: Segurança e Confiabilidade de Equipamentos Médico Hospitalares

Inscrições para o Webinar:   https://bit.ly/Webinar_segurancaeconfiabilidade Informações Importantes sobre os temas: https://linktr.ee/infowebinarieb_ufsc Dê seu Feedback: http://bit.ly/queachou_desuaopiniao INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ieb_ufsc/   FACEBOOK: https://www.facebook.com/ieb.ufsc.5