Pular para o conteúdo principal

Características físicas de imagens em medicina nuclear

As imagens funcionais da medicina nuclear são admiradas não por sua resolução ou altíssima qualidade, como imagens de ressonância magnética, mas por sua sensibilidade e versatilidade. Ainda assim, uma série de parâmetros físicos tem de ser compreendidos para assegurar qualidade, resolução e sensibilidade desses sistemas de imagem. O tutorial ilustrado (em inglês) "Physical Characteristics of Nuclear Medicine Images",  produzido pelo Dr. Stephen C Moore - Havard Medical School - Resume rapidamente as informações sobre qualidade, resolução, funções de transferência (PSF, LSF, MTF), ruído e artefatos em medicina nuclear. O material pode ser acessado livremente neste link.

Comentários

  1. Muito bom post Paulo! POsso compartilhar no Física Médica?
    Abraços,
    Tadeu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com