Pular para o conteúdo principal

Controle de Qualidade: Monitores

Não basta somente garantir que coincidência e alinhamento de campo, uniformidade, ruído e muitas outras características de um sistema de imagens estejam em condições aceitáveis. Ao adotar sistemas digitais, os monitores onde essas imagens são exibidas podem influenciar na avaliação do radiologista e, consequentemente comprometer o diagnóstico. A AAPM (Associação Americana de Físicos em Medicina) estabeleceu, através de seu "Task Group 18", todo um conjunto de testes para medir o desempenho dos monitores quanto à luminância, uniformidade, resolução, etc.


Para conhecer mais, acesse "Assessment of Display Performance for Medical Imaging Systems", disponibilizada por prof. Ehsan Samei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com