Pular para o conteúdo principal

Um pouco de física de CR

O sistema CR (radiologia computadorizada) do ponto de vista operacional é uma instrumentação bastante simples e traz significativas melhoras para o serviço de diagnóstico por imagens, desde o fluxo de trabalho otimizado até redução de custos operacionais, por exemplo.

Entretanto, do ponto de vista físico, um conhecimento mais aprofundado sobre o tema é necessário. J. A. Rowlands, em seu artigo para a revista Physics in Medicine and Biology traz uma ótima revisão sobre conceitos físicos envolvidos na formação da imagem e características dos detectores. O artigo "The physics of computed radiography" pode ser baixado neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigida   publicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021. As vagas: Biomedicina (2 vagas) Assistência Cardiorrespiratória (InCor) Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru) Enfermagem (41 vagas) Farmácia (29 vagas)  Física/Física Médica (6 vagas) Radioterapia - 4 - InRad e ICESP Diagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP  Fisioterapia (13 vagas)  Fonoaudiologia (26 vagas)  Medicina Veterinária (23 vagas)  Nutrição (15 vagas)  Odontologia (22 vagas)  Psicologia (14 vagas)  Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas)  Serviço Social (11 vagas)  Terapeuta Ocupacional (11 vagas) Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notícia   ou ainda a página com o Edital  

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo  e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir. Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]