Pular para o conteúdo principal

A história da medicina nuclear e o Laboratório Berkeley (En)

O Laboratório Berkeley, ao longo de quase seis décadas, vem contribuindo para o desenvolvimento da medicina nuclear. Em suas dependências já trabalharam renomados pesquisadores como Lawrence e Anger, considerados pais de vários dos dispositivos de imagem que utilizamos. 

No artigo "From Radioisotopes to Medical Imaging, History of Nuclear Medicine Written at Berkeley", Jeffery Khan traz um pouquinho dessa história, retratando a contribuição daquele centro de pesquisas nessa área. 

Acesse o artigo neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…

Biossegurança em radiologia odontológica

Este vídeo do canal Radiologia Odonto UEL mostra os principais cuidados com a biossegurança durante a tomada de radiografia odontológica.