Pular para o conteúdo principal

Livro - Fundamentos da Física de Raios X

Fundamentos da Física de Raios X


ISBN: 978-85-212-0753-5
304 páginas
Livro Digital
R$ 34,90

Google Play

Apple Store:
Sobre o livro: 
 Neste livro, um enorme esforço foi feito para combinar as descrições téóricas da física de raios X com métodos de programação computacional. Os capítulos seguem organizados da matéria desordenada para a ordenada, cobrindo vários tipos de amostras e visando uma unificação das abordagens teóricas. A cada tópico apresentado, exercícios de fixação são propostos e resolvidos. Usando programação em MatLab, as mais de 80 rotinas utilizadas nas soluções dos exercícios são fornecidas. Assim, além da física, este livro oferece também um curso de programação em linguagem moderna de alto nível. 

 Sobre o autor:
 Sérgio Luiz Morelhão Possui graduação (1987), mestrado (1990) e doutorado (1994) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado na Carnegie Mellon University, Dept. of Materials Science & Engineering (MS&E/CMU) e no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Atualmente é professor associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP). Tem experiência em Física com ênfase em Estrutura de Líquidos e Sólidos; Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: física de raios X, radiação síncrotron, materiais cristalinos (monocristais), filmes finos amorfos, dispositivos semicondutores nanoestruturados (camadas epitaxiais, superredes, pontos quânticos), imageamento por raios X de tecidos biológicos (oftalmologia, catarata).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biossegurança em radiologia odontológica

Este vídeo do canal Radiologia Odonto UEL mostra os principais cuidados com a biossegurança durante a tomada de radiografia odontológica.



Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…