Pular para o conteúdo principal

Características físicas de imagens em medicina nuclear

As imagens funcionais da medicina nuclear são admiradas não por sua resolução ou altíssima qualidade, como imagens de ressonância magnética, mas por sua sensibilidade e versatilidade. Ainda assim, uma série de parâmetros físicos tem de ser compreendidos para assegurar qualidade, resolução e sensibilidade desses sistemas de imagem. O tutorial ilustrado (em inglês) "Physical Characteristics of Nuclear Medicine Images",  produzido pelo Dr. Stephen C Moore - Havard Medical School - Resume rapidamente as informações sobre qualidade, resolução, funções de transferência (PSF, LSF, MTF), ruído e artefatos em medicina nuclear. O material pode ser acessado livremente neste link.

Comentários

  1. Muito bom post Paulo! POsso compartilhar no Física Médica?
    Abraços,
    Tadeu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como radiologistas e patologistas podem vencer no jogo de detetive (Divulgação)

Por Paula J. Woodward, MD*


A radiologista Dr. Anne G. Osborn certa vez comparou a profissão de radiologia ao popular jogo Detetive. Em uma entrevista em 2008, a Dr. Osborn brincou: “É nosso trabalho (como radiologistas) dizer: 'Sra. Green fez isso na sala de jantar com a chave inglesa”.



É um fato que os radiologistas são como “detetives clínicos” que reúnem imagens médicas de pacientes, resultados de exames e outras pistas - como evidências clínicas existentes e referências - para avaliar e diagnosticar as condições. No entanto, está se mostrando desafiador resolver com precisão e eficiência cada “mistério médico”.



A explosão da base de conhecimento médico denota uma era de pistas infinitas. Com a literatura biomédica em breve esperada para dobrar a cada 73 dias, radiologistas, patologistas e outros profissionais de saúde estão sendo bombardeados com pistas que tornam tecnicamente impossível manter-se.



Além disso, o fornecimento de pistas exatas que são relevantes para o paciente e…

Ressonância Magnética

Um bom material de ressonância magnética pode ser baixado aqui




Princípios Físicos Ressonância MagnéticaView more presentations from Alex Eduardo Ribeiro

Elsevier incrementa seu portfólio de livros de radiologia

A área de radiologia é parte importante da Jornada do Paciente, uma experiência que tem como objetivo elevar a qualidade da saúde dos pacientes e melhorar as práticas e procedimentos nos hospitais. Fazem parte dessa jornada as seguintes etapas: prevenção, capacitação, diagnóstico, tratamento e home care.

É possível colaborar com a etapa de diagnóstico com a constante atualização e reciclagem do profissional de radiologia. Para colaborar com a capacitação dos radiologistas, a Elsevier traz uma série de lançamentos e novas edições de obras já consagradas.



Veja abaixo as novidades:

Diagnóstico por Imagem: Encéfalo 3ª edição, escrito por Anne Osborn, Karen Salzman, Miral Jhaveri, A. James Barkovich 
Este livro fornece informações cuidadosamente atualizadas em um formato conciso e em tópicos, para o leitor se atualizar quanto às novas doenças e síndromes, técnicas e aplicações da RM para os exames de imagem do encéfalo. Mais de 300 diagnósticos delineados referenciados e claramente ilustra…