Pular para o conteúdo principal

Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia

A dissertação "Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia", de Alexandre Parizoti, traz uma importante discussão sobre a radioproteção em em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas.

Veja o resumo do trabalho (transcrição):

"O trabalho teve como objetivo implementar a proteção radiológica em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas; utilizando um objeto simulador adaptado para fluoroscopia na avaliação da qualidade da imagem visando a sua otimização e a conseqüente redução da dose no paciente. O objeto simulador utilizado mostrou-se eficaz na avaliação da qualidade da imagem fluoroscópica; assim como na determinação dos níveis de taxa de kerma no ar de entrada na superfície de um paciente adulto normal. A avaliação dos parâmetros técnicos para diversos modos de exposição; em um equipamento de fluoroscopia digital; permitiu estabelecer os indicadores de dose para otimização das imagens em procedimentos intervencionistas. Esta otimização possibilita reduzir a dose no paciente mantendo a qualidade da imagem e; conseqüentemente; sem que haja perda de informação diagnóstica."

Esta dissertação pode ser baixada na íntegra a partir dos links:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - por dentro de uma usina nuclear.

Este vídeo foi produzido pelo Manual do Mundo e apresenta de forma muito didática diversos conceitos sobre energia nuclear e algumas particularidades das usninas nucleares de Angra dos Reis . Vale a pena assistir.



Ah, só lembrando que o número correto dos nêutrons do átomo de urânio é 143.

Vídeo - Divulgação de imagem em odontologia.

Este vídeo foi produzido por estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sobre a divulgação de imagens em odontologia.