Pular para o conteúdo principal

Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia

A dissertação "Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia", de Alexandre Parizoti, traz uma importante discussão sobre a radioproteção em em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas.

Veja o resumo do trabalho (transcrição):

"O trabalho teve como objetivo implementar a proteção radiológica em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas; utilizando um objeto simulador adaptado para fluoroscopia na avaliação da qualidade da imagem visando a sua otimização e a conseqüente redução da dose no paciente. O objeto simulador utilizado mostrou-se eficaz na avaliação da qualidade da imagem fluoroscópica; assim como na determinação dos níveis de taxa de kerma no ar de entrada na superfície de um paciente adulto normal. A avaliação dos parâmetros técnicos para diversos modos de exposição; em um equipamento de fluoroscopia digital; permitiu estabelecer os indicadores de dose para otimização das imagens em procedimentos intervencionistas. Esta otimização possibilita reduzir a dose no paciente mantendo a qualidade da imagem e; conseqüentemente; sem que haja perda de informação diagnóstica."

Esta dissertação pode ser baixada na íntegra a partir dos links:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[video] Covid-19: Reconhecendo passo a passo na tomografia

Dr. João Paulo Queiroz, do canal Você Radiologista , apresenta o passo a passo para se reconhecer a Covid-19 na tomografia computadorizada.

[Livro] Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes

 A Sociedade Paulista de Radiologia (SPR)   publicou em abril de 2022 a segunda edição da obra "Meios de Contraste - Conceitos e Diretrizes" , com edição de Bruna Garbugio Dutra e Tufik Bauab Jr.  O aborda em 11 capítulos os meios de contraste iodados e à base de gadolínio, suas reações adversas e condições especiais. Está disponível em PDF no endereço dx.doi.org/10.46664/meios-de-contraste-2aedicao  ou ainda na plataforma issuu.com