Pular para o conteúdo principal

Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia

A dissertação "Otimização de imagens e proteção radiológica em fluoroscopia", de Alexandre Parizoti, traz uma importante discussão sobre a radioproteção em em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas.

Veja o resumo do trabalho (transcrição):

"O trabalho teve como objetivo implementar a proteção radiológica em procedimentos fluoroscópicos intervencionistas; utilizando um objeto simulador adaptado para fluoroscopia na avaliação da qualidade da imagem visando a sua otimização e a conseqüente redução da dose no paciente. O objeto simulador utilizado mostrou-se eficaz na avaliação da qualidade da imagem fluoroscópica; assim como na determinação dos níveis de taxa de kerma no ar de entrada na superfície de um paciente adulto normal. A avaliação dos parâmetros técnicos para diversos modos de exposição; em um equipamento de fluoroscopia digital; permitiu estabelecer os indicadores de dose para otimização das imagens em procedimentos intervencionistas. Esta otimização possibilita reduzir a dose no paciente mantendo a qualidade da imagem e; conseqüentemente; sem que haja perda de informação diagnóstica."

Esta dissertação pode ser baixada na íntegra a partir dos links:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[vídeo] Como a Radiação Mata?

 Esse vídeo do canal Ciência Todo Dia apresenta de maneira muito clara os conceitos da interação da radiação com o tecido biológico e seus efeitos. 

215 vagas para residência na área da Saúde na USP

A Folha Dirigida   publicou nesta semana notícia de que a Universidade de São Paulo (USP) está com edital aberto para 215 vagas de residência para início em 2021. As vagas: Biomedicina (2 vagas) Assistência Cardiorrespiratória (InCor) Síndromes e Anomalias Craniofaciais (HRAC Bauru) Enfermagem (41 vagas) Farmácia (29 vagas)  Física/Física Médica (6 vagas) Radioterapia - 4 - InRad e ICESP Diagnóstico por Imagens - 2 - InRad e ICESP  Fisioterapia (13 vagas)  Fonoaudiologia (26 vagas)  Medicina Veterinária (23 vagas)  Nutrição (15 vagas)  Odontologia (22 vagas)  Psicologia (14 vagas)  Saúde Pública/Saúde Coletiva (2 vagas)  Serviço Social (11 vagas)  Terapeuta Ocupacional (11 vagas) Para mais informações, acesse o site da Fuvest que contém a notícia   ou ainda a página com o Edital  

Entendendo as ponderações de RM em 1 minuto [vídeo]